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Comportamento do Consumidor

Modelos Tradicionais de estudo de Comportamento do Consumidor

Sônia Regina Gouvêa 
 

Cristiano Coelho

O artigo objetiva sistematizar os vários modelos de investigação sobre o comportamento do consumidor, descrever as estratégias de pesquisas relevantes para tomada de decisão do consumidor e ponderar sobre as características de cada modelo teórico.
Destarte, o artigo discorre sobre os aspectos históricos, teóricos e metodológicos dos modelos de estudo do comportamento do consumidor.
A partir dessa revisão, verifica-se na Psicologia a predominância de explanações prioritariamente voltadas para variáveis disposicionais, com uma orientação sociocognitiva no campo das relações de troca entre produtos ou serviços.
O presente trabalho defende a opção pelo Behavioral Perspective Model (BPM), visto sintetizar evidências empíricas em sua base teórica comportamental derivadas de identificação de Modelos Tradicionais de Estudo de Comportamento do Consumidor.
O BPM tem como fonte formadora os conceitos do Behaviorismo Radical de Skinner utilizando a contingência tríplice como instrumento teórico.
Pesquisas com a abordagem teórica do BPM apresentam uma perspectiva ambiental e de histórico de aprendizagem para analisar os efeitos das consequências sobre este comportamento operante que é mantido por consequências utilitárias e informativas associadas a respostas relacionadas ao consumo. 

Efeitos de instrução e presença de selo na escolha entre produtos sustentáveis e não sustentáveis

Reginaldo Pedroso
 

Cristiano Coelho

O presente estudo visou comparar o efeito de instruções e presença do selo de certificação ambiental sobre escolhas entre produtos com e sem sinalização de produção sustentável em dois experimentos: 1) preço de diferentes produtos (lâmpada, amaciante, papel sulfite e cama) com selos ambientais relativamente a produtos sem selo ambiental, com e sem instrução pró-ambiental, com 24 universitários; 2) diversas marcas de um mesmo produto (amaciante), com e sem selo ambiental, visando estimar se o preço relativo variaria em função do nível de conhecimento, qualidade e sustentabilidade, com 12 universitários. A tarefa em ambos os experimentos era escolher um produto entre cada par em escolhas sucessivas. No Experimento 1, os dados demonstraram que apenas para lâmpada os preços subjetivos relativos com as duas instruções foram maiores para o produto sustentável. No Experimento 2, observou-se que quanto maior o nível de conhecimento e qualidade menor o preço relativo ao produto não sustentável. A ausência de relação entre preço relativo e sustentabilidade mostra que o selo teve baixa propriedade discriminativa. Uma das possibilidades de intervir para aumentar os comportamentos pró-ambientais envolve um conjunto de contingências para o indivíduo e para as empresas que produzem.

Influência dos Reforços Utilitários e Informativos na Avaliação do Consumidor em Testes às cegas e Marcas Reveladas

Sônia Regina Gouvêa Rezende
 

Cristiano Coelho

As marcas saíram do âmbito de produto para cultura de consumo, formada pela percepção dos consumidores a partir das experiênciascom o produto e a organização. A concorrência aumentou e as empresas adotam estratégias para se diferenciar ao trabalhar com marcas próprias. Para analisar o comportamento dos consumidores, aplicou-se o modelo teórico Behavioral Perspective Model (BPM) com objetivo de mensurar os níveis de reforços utilitários de cookies no teste às cegas e os níveis de reforços utilitários e informativos teste de marcas reveladas. , a marca de fabricante com maior nível de reforço informativo apresentou maior preferência e evidenciou-se uma baixa discriminabilidade entre as marcas próprias. O teste às cegas não apresentou diferenças significativas entre a marca de fabricante e marcas próprias, indicando que as marcas possuem reforços utilitários semelhantes, podendo ser substituídas entre si em termos funcionais.

Conciliando Economia e Análise do Comportamento no Estudo da Relação entre Renda e Comportamento de Consumir

Ana Carolina Trousdell Franceschini
 

Maria Helena Leite Hunziker

A Propensão Marginal a Consumir é um conceito econômico que descreve uma relação de controle direta da renda pessoal sobre o consumo das pessoas.
Este e outros conceitos-chave da Economia como “preço”, “consumo” e “poupança” podem contribuir para estudos sobre o comportamento de consumir dentro da Análise do Comportamento, bem como expor algumas variáveis que parecem não estar recebendo suficiente atenção em estudos sobre Economia Comportamental.
A transposição desses conceitos para linguagem e práticas da Análise do Comportamento esbarra em alguns desafios metodológicos que serão aqui expostos.
Pretende-se oferecer à comunidade de analistas do comportamento ferramentas para análise de contingências vigentes em sessões experimentais com não- humanos, bem como promover o aprofundamento do diálogo interdisciplinar entre economistas e analistas do comportamento

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