top of page

TACI - Terapia Analítica Comportamental Infantil

Descrição do atendimento de uma criança com déficit em habilidades sociais

Caroline Mota Branco
 

Eleonora Arnaud Pereira Ferreira

O presente trabalho descreve o estudo de caso clínico de uma criança com Déficit em Habilidades Sociais (DHS), aplicado por uma terapeuta estagiária em formação, de acordo com o modelo da Terapia Comportamental Infantil (TCI). O manejo terapêutico baseou-se fundamentalmente no relato de contingências, utilizando técnicas direcionadas ao Treinamento em Habilidades Sociais (TSH). Ao final de 20 sessões, progressos comportamentais significativos foram relatados, especialmente em relação ao ajustamento do paciente em seu contexto ambiental. Apesar dos progressos identificados, o cliente manteve o padrão de comportamento governado por regras imprecisas, sendo então recomendada a continuação da terapia.

Terapia por contingências de reforçamento: um estudo de caso sobre depressão infantil e "fala alucinatória"

Andréia Cláudia dos Santos Marianno
 

Hélio José Guilhardi

O presente relato de caso ilustra o processo terapêutico, conduzido de acordo com a Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR), com Cacá, 12 anos, e os pais.
As queixas eram de depressão, dificuldade no relacionamento social e “fala alucinatória”.
Os procedimentos terapêuticos empregaram o esquema de reforçamento diferencial de outro comportamento (DRO), modelando e fortalecendo uma gama ampla de comportamentos desejados, incompatíveis ou alternativos aos indesejados, sem lidar diretamente com os comportamentos da queixa inicial e sem utilizar procedimentos punitivos.
Os resultados revelaram que Cacá e os pais mudaram os comportamentos sob influência de procedimentos de reforçamento positivo e as relações afetivas entre eles se fortaleceram.

bottom of page